Obediência Por Fé

Postado por: Benne Den | Em: julho 26, 2016 | 0 Comentário

A Cura de Naamã – 2 Reis 5

 

Introdução –

Naamã fez uma longa viagem da Síria a Israel com a esperança de ser curado de sua lepra. Todavia, ele esperava ser curado de um jeito bem diferente da orientação do profeta Eliseu. Naamã ficou decepcionado e revoltado com a proposta “humilhante” de cura que lhe fora apresentada. Porém, confrontado com o bom senso por um de seus oficiais, finalmente o comandante do exército da Síria obedeceu à palavra do homem de Deus e o seu ato de obediência trouxe a cura para o seu corpo e fé ao seu coração.

O que aprendemos com esse testemunho?

 

I – Fé e obediência são tão inseparáveis que os crentes deveriam ser antes chamados de FIÉIS, “obedientes”.

“…por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios”(Rm 1:5).

“… e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações” (Rm 16:26).

Veja a disposição de Paulo em  obedecer a Deus logo no início de sua nova vida. Depois que Paulo foi iluminado, perguntou: “Que farei, Senhor?” (At 22:10). Não só ele creu, mas também se submeteu ao Senhor em obediência.

1.1 – A Obediência É Fruto da Fé. A Fé leva à Obediência.

E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2 Co 5:15

 

A obediência disciplina o ego à humildade e submissão.

1.2 – A Desobediência é Fruto da Incredulidade

Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. (Efésios 2:3; Cl 3:6)

 

II – Escutar a Deus é o primeiro passo para obedecer

A Bíblia diz em Dt 5:1 “Chamou, pois, Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e preceitos que hoje vos falo aos ouvidos, para que os aprendais e cuideis em os cumprir”.

 

2.1- Dar ouvidos – Para ouvir Deus “falar” precisamos silenciar nosso coração.

Ap 2: 29 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito dia às igrejas.

Rm 10: 17 – Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.

 

Temos que aprender a calar nossa opinião, nossos pensamentos e propósitos. Muitas vezes não ouvimos Deus porque estamos ouvindo outras vozes.

 

2.2 – Uma palavra específica de Deus exige mais obediência do que uma palavra universal.

Quando Deus fala para uma pessoa específica, o peso da responsabilidade pessoal é muito maior. (Naamã – 2 Reis 5).

 

2.3 – Um Questionamento – Nem tudo o que é apresentado como “Fé” é fé. Muitas palavras repassadas geram crenças religiosas, superstições, misticismo, falsas convicções,  assentimento mental,  etc. (veja Lc 18:8).

 

III – O Que Significa Obedecer?

3.1 – Significa fazer a vontade de Deus.

Mateus 7:21 – Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

1 Pedro 4: 2 para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus.

2 Co 5: 15 e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

3.2 – Significa Praticar a Palavra de Deus

Tg 1: 22 E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Fl 4: 9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco.

 

IV – A Obediência é Superior à Devoção Religiosa

“Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à Sua Palavra? Eis que o obedecer é melhor do que sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros” (1Sm 15:22).

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus (Mt 7:21).

Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra. (Tito 1:16; Tg 2:26).

 

V – A Obediência revela o servo e o seu Senhor

Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? (Romanos 6:16)

VI – A Obediência por Fé deve ser consequência de nosso amor a Deus.

João 14:15, 23 – “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. … Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada”.

 

VII – Obediência às Autoridades Constituídas por Deus

A Bíblia ensina sobre a necessidade do crente obedecer à autoridade direta de Deus e às autoridades que ELE estabeleceu – no lar, na escola, no trabalho, na sociedade e na igreja.

1- A mulher deve obedecer ao marido – 1 Pe 3:1-2
2- Os filhos devem obedecer aos pais – Ef 6:1-3
3- Os servos devem obedecer aos seus senhores – Ef 6:5-8

4- Os cidadãos devem obedecer às autoridades – Rm 13:1

5- Os crentes devem obedecer aos pastores – Hb 13:7

 

Não é necessário destacar especificamente a que pessoa será preciso obedecer. Simplesmente significa que diante da autoridade constituída por Deus, devemos obedecer.

VIII – Promessas Diante da Obediência

6.1 – A obediência traz recompensa nesta terra.

Josué 1:8 – “Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”.

E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir. (Dt 28:13)

 

Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o melhor desta terra. (Is 1 : 19)

 

6.2 – A obediência traz recompensa no porvir.

E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (I João 2 : 17)

 

Conclusão

Que Jesus seja não apenas o seu Salvador pessoal, mas o SENHOR de sua vida. Que seja um prazer amá-Lo e Serví-Lo de todo o coração, alma e força.

 

Sobre o Autor

Pastor-Sênior da Comunidade de Nova Vida em Itapajé-Ceará. Maiores informações: http://www.benneden.com/benneden.htm http://www.novavida.net/pastores

Comentários

O artigo ainda não foi comentado

Adicionar um Comentário