Ficando na Brecha

Postado por: Benne Den | Em: agosto 7, 2016 | 0 Comentário

Deus Procura um homem Para Ficar na Brecha…

E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei. (Ezequiel 22:30)

 

Resenha

Muitas cidades estão assoladas pela corrupção, violência, roubos, drogas, prostituição, etc. Cidades, outrora, prósperas, tranquilas e seguras, hoje vivem um caos. Por quê? Porque há brechas nos muros de proteção da cidade. Brechas na muralha de uma cidade revelam falhas em sua defesa e a falta de proteção diante de ataques inimigos.

Mas nem todos sabem que Brechas são metáforas que apontam para o pecado de um povo como legalidade ao juízo. Pecado avolumado e não confessado.

Deus busca um homem que possa ficar na brecha como escudo humano diante dele, intercedendo em favor do povo.

Não basta ter a visão dos problemas e dos pecados de sua cidade. É preciso ter coragem para ficar na brecha.

A Disposição de reparar as próprias brechas é o que torna o homem habilitado diante de Deus para interceder pelo o povo. Para que nos coloquemos na brecha pelos outros, precisamos reparar a nossa vida. É necessário que o voluntário se disponha a viver em santidade, segundo o propósito de Deus.

Se alguém ficar na brecha, a cidade será perdoada e o mal cessará.

 

Introdução

Nos dias de Ezequiel os muros ao redor das cidades faziam parte do sistema de defesa e proteção contra ataques inimigos.

  1. Muro – proteção da cidade, defesa da cidade;
  2. Brecha – abertura, passagem, fraqueza, porta de acesso do inimigo;
  3. Um homem, um intercessor – um homem apenas;

 

O Muro

O muro é a linha de demarcação entre a santidade e o pecado. O muro com buracos precisa ser reparado. Deus nos quer reparando este muro.

Se o muro cair não saberemos o que é santo e profano. A falta de linha demarcatória nos impede de entender o que é profano do que é sagrado, o certo do errado. Deus  quer um homem na brecha do muro para interceder pelo povo.

 

Brechas na Muralha

Rachaduras, rupturas e buracos na muralha revelavam uma defesa comprometida, frágil. A proteção da cidade estava com aberturas que conferiam legalidade para o inimigo entrar e subjugar a todos os moradores; as brechas precisavam ser fechadas sob pena de ataques que levariam o povo  a escravidão, doenças, miséria, sofrimento e morte.

 

Ninguém Encontrou – Por que Deus não encontrou nenhum homem? (Ageu 1:9)

Naqueles dias cada um estava cuidando do seu próprio negócio, de sua própria vida.  Ninguém (sacerdotes, profetas, autoridades, anciãos, povo em geral ) apresentou as condições necessárias para ficar na brecha.

 

I-A PROCURA DE UM HOMEM

Deus Procura um homem… Mas, não um homem qualquer.

 

Dai voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora, e informai-vos, e buscai pelas suas praças a ver se podeis achar um homem, se há alguém que pratique a justiça, que busque a verdade; e eu lhe perdoarei a ela. Jeremias 5:1

 

I – A ideia popular de um grande homem em nossa sociedade:

1. Aparência: beleza, força, vigor;

2. Patrimônio: dinheiro, bens, negócios;

3. Intelectualidade: criação, administração, persuasão;

4. Poder: influência, liderança, redes fraternais;

 

II- Avaliações diferentes e contrárias aos critérios de Deus

 

 Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração. I Sm 16:7

 

Maior – O Maior seja como servo – Mt 23:11

Riquezas – Mt 6: 20 mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

 

ü Não Por esperança na Incerteza das riquezas – I Tm 6:17 -

ü Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. Mt 6:21

Conhecimento – Se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber (I Co 8:2) .

Os 6: 3 Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor.

Poder – Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Ef 6:10

  

Resumo:

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas;

 mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor. Jeremias 9:23-24

 

II-A PROCURA DE UM HOMEM PARA FICAR NA BRECHA

Deus está à procura de uma pessoa digna de ser a “defesa da cidade”. Alguém que possa ficar de pé diante do SENHOR, identificando-se com o pecado do povo da cidade, chamando por perdão e misericórdia.

Ficar na brecha é orar em favor do povo; procurar a orientação de Deus a favor do povo; orar por arrependimento do povo.

É com pessoas que se dispõem a ficar na brecha que Deus faz sua obra no mundo.

A mensagem de Ezequiel (22:30) foi para os líderes e para o povo em geral. Deus está chamando servos interessados em consertar os muros derrubados da cidade e da igreja e em se colocar na brecha.

 

III – QUE TIPO DE HOMEM DEUS PROCURA?

O texto diz que Deus estava procurando alguém que tapasse o muro. Alguém precisava entrar na brecha. Isto significa, pessoas que possam não somente perceber os problemas, mas esforçar-se para solucioná-los a nível espiritual, intercedendo, clamando.

O SENHOR quer pessoas que se disponham a ficar em pé. (Is 62.6-7). Estar em pé sugere o oposto de descanso. Há muita gente que quer ficar sentada diante de Deus.

Pessoas que estejam dispostas a clamar pelo seu povo, sua igreja, sua cidade.

 

E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; porém a ninguém achei. (Ezequiel 22:30)

 

3.1 – Não Apenas Um Intercessor

 

Dai voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora, e informai-vos, e buscai pelas suas praças a ver se podeis achar um homem, se há alguém que pratique a justiça, que busque a verdade; e eu lhe perdoarei a ela. Jeremias 5:1

 

Oração não é sinônimo de “palavras”. Temos orado muito como palavras, mas orado pouco como “convívio com Deus”. Quando Paulo nos pede para orar sem cessar (1Tesalonicenses 5.17), não pode estar pedindo oração-palavra, mas oração-vida, ou seja, não podemos falar sem cessar, mas podemos viver em Deus sem cessar.

3.2. Que Busque a Verdade/Deus – O que busca Deus, a Verdade.

 

3.3. Que Pratique a Justiça – O que vive a Verdade encontrada.

 

IV – RESUMINDO

 

A visão da Brecha é Fundamental.

Para ver as brechas, precisamos agir como atalaias. Nem sempre o perigo tem cara de mal. Olhe em redor.

 

A Prontidão de Ficar na Brecha é Louvável.

Não basta ter a visão dos problemas e das necessidades. Nosso empenho deve ser feito com oração. E oração sem ação é preguiça. E ação sem oração é pretensão.      É preciso ter coragem para ficar na brecha.

Somos sacerdotes de nós mesmos e sacerdotes daqueles que ainda não entenderam que Jesus Cristo é o único mediador entre os homens e Deus.
Não é fácil ficar na brecha. Não faltarão os críticos… excelentes  críticos, mas incapazes de ficar na brecha.

 

A Disposição de Reparar as Próprias Brechas é o que torna o homem habilitado diante de Deus.

Para que nos coloquemos na brecha pelos outros, precisamos nos reparar a nós mesmos.

Precisamos nos dispor a viver segundo o propósito de Deus e isso só acontecerá quando seguirmos o programa que Deus falou a Salomão há muito tempo atrás: (2 Cr 7.14).

 

Conclusão

Quando Deus quer libertar um povo chama um homem.

 

Quando Deus quis:

preservar a raça humana chamou NOÉ – Gen. 6:5-9;

preservar a vida do seu povo chamou JOSÉ – Gen. 45:4-8;

libertar o seu povo do Egito chamou MOISÉS – Êxodo 3:10-12;

libertar Israel dos Midianitas chamou GIDEÃO – Juízes 6:14;

libertar o seu povo dos filisteus chamou SANSÃO – Juizes 13:5;

livrar os judeus da morte chamou ESTER – Ester 4:13-14;

libertar Nínive dos seus pecados chamou JONAS – Jonas 1:1-2;

Salvar o homem mandou JESUS – Mateus 1:21.

 

Deus está a procura de um homem para libertar o seu povo das trevas espirituais, da ignorância do Evangelho nesta cidade. Será que esse homem é você?

 

Sobre o Autor

Pastor-Sênior da Comunidade de Nova Vida em Itapajé-Ceará. Maiores informações: http://www.benneden.com/benneden.htm http://www.novavida.net/pastores

Comentários

O artigo ainda não foi comentado

Adicionar um Comentário