Projeto Filipe

A CNV sempre apreciou os ministérios pioneiros com pequenos grupos de estudos bíblicos e de comunhão entre os membros da igreja. Líamos, ouvíamos testemunhos e o nosso coração se identificava com quase tudo que era apresentado.
Estudamos o Modelo dos Doze (G-12), Rede Ministerial, Grupos de Interesse, G-5, de Paul Young Cho, e em todos eles víamos pós e contras. Depois de rabiscos, oração, quebra-cabeças e, reuniões, decidimos colocar o barco na água ajustando as velas de
acordo com o vento do Espírito.
Estivemos em trabalho laboratorial durante cinco anos, realizando ajustes, cortes e acréscimos conforme as necessidades, descartando tudo aquilo que embora fosse algo grandioso na teoria, não representasse acréscimo nenhum na prática.

Assim foi surgindo o nosso Modelo de Grupos Familiares, batizado de Projeto Filipe em homenagem ao Diácono dos primeiros dias da Igreja (At 6).

1. É um grupo de pessoas (crentes e não crentes) que se reúne todas as quintasfeiras, nos lares pré-determinados, para um estudo bíblico, onde o Líder Sênior é o
coordenador dos trabalhos, contando com a participação, de um assistente e de
um co-líder. Cada grupo começa com 10 pessoas e segue crescendo até onde for
possível. É facultado ao Grupo duplicar-se naturalmente e de comum acordo, a
qualquer tempo.
2. É um Grupo de Comunhão (koinonia); Onde as pessoas conversam, compartilham suas necessidades; onde as pessoas recebem sabedoria, direção e poder de Deus. Um lugar de confraternização e de relacionamentos saudáveis.
3. É um Grupo de Oração, no qual as necessidades dos participantes são apresentadas ao Senhor Jesus e as respostas de Deus são compartilhadas através dos testemunhos.
4. É um Grupo de Exaltação – Onde o nome do Senhor é proclamado e exaltado por meio de louvores e ações de graça;
5. É um Grupo de Edificação – Onde se estuda a Palavra de Deus através de reflexões elaboradas pela Igreja Sede. Um vídeo temático é distribuído a cada Grupo para ser
estudado em grupo.
6. É um Grupo de Evangelismo, onde todos se esforçam para levar outras pessoas a Cristo.
As reuniões do Projeto Filipe são marcadas pelo o mínimo de formalidade, sem perder a seriedade e o zelo em servir a Deus em santidade e dedicação.
Certamente, o Projeto Filipe é uma boa “Escola” de treinamento de líderes cristãos e
uma verdadeira cidade de “casas acolhedoras que transformam vidas”.